CineMuskinha: Papai é Pop!

Na minha rotina, o finalzinho do domingo é conhecido como a hora de procurar um filme para assistir e encerrar o final de semana de uma forma leve.
Um certo domingo, depois de alguns minutos zapeando o Prime Video, meu namorado e eu nos deparamos com o filme “Papai é pop” e resolvemos assistir, sem criar muitas expectativas.
Mostrando que a arte imita a vida, o longa retrata de forma muito verdadeira a vida de pais recém nascidos, gerando identificação até para mim que não sou mãe.

Esse reconhecimento me impactou num contexto empático, por ver tantos relatos, queixas e desabafos vindos da minha mãe, das minhas tias, das minhas primas e amigas que são mães traduzidas ali naquelas cenas.
Já perdi as contas de quantas vezes ouvi a frase “sou mãe solo mesmo sendo casada”, ou mesmo as narrativas de que os maridos continuaram a viver normalmente suas vidas, ir aos seus happy hours, fazer suas viagens e até mesmo bater aquela bolinha de quarta-feira antes mesmo de os filhos completarem o primeiro mês de vida.

As cenas me geraram aquele misto já conhecido de indignação e raiva, mas diferente da vida real, outro sentimento foi adicionado à esta misturinha: o de alívio por um assunto tão presente no cotidiano da maioria das famílias com crianças ganhar esse espaço na mídia, ainda mais com um elenco de peso, como Lázaro Ramos, Elisa Lucinda e Paolla Oliveira.

Maternidade, sobrecarga, paternidade, machismo, responsabilidade são pontos extremamente importantes abordados de forma leve e divertida no filme, mas ouso dizer que o clímax da trama é a relação entre Tom (Lázaro Ramos) e seu pai.
Talvez por que tenha de alguma forma tocado na minha própria história, e me levado a refletir pela primeira vez o tanto que uma relação de um pai para com o filho pode interferir na forma em que o mesmo exercerá essa paternidade (se assim escolher) no futuro.

O Filme é uma adaptação do livro “Papai é Pop”, escrito pelo comunicador Marcos Piangers, dirigido por Caíto Ortiz e uma ótima dica para assistir em família no final de semana!

Deixe um comentário