Alimentação de corpo inteiro

Muito se fala sobre o que oferecer pra criança comer, mas pouco se diz sobre o que leva uma criança a comer. E é por isso que é tão importante olhar para o ambiente.
Costumo dizer que pra comer, a cria precisa de 3 “C”: CONFORTO, CONFIANÇA e
CURIOSIDADE e é do primeiro C que falaremos hoje.


Normalmente o foco do adulto está no alimento, mas o da criança, está contido bem antes da comida chegar até seu destino. Criança sente o ambiente e isso é importante demais pro sucesso da refeição.
Um ambiente preparado faz diferença, quer ver só?

Vamos imaginar que você chega em um restaurante e a cadeira é desconfortável, a música é alta e não te agrada, a mesa é alta demais e não te deixa alcançar a comida, tendo você que se movimentar muitas vezes pra se sentir minimamente organizado para comer.
Qual a chance de você se tornar frequentador fiel deste ambiente? Pouca, não é mesmo?


Agora, pense que, fazemos grande parte das refeições em casa e é nesse espaço que a criança vai desenvolver parte importante do seu comportamento alimentar. Nada mais justo que o espaço de refeições seja confortável.


Uma cadeira que permita que a criança se estabilize, não esteja apertada e que esteja a altura da mesa, para que os braços se movimentem com facilidade pelos pratos, talheres e travessas.
Uma mesa livre de objetos que não pertencem ao momento da refeição, afinal, em tempos de home office, é comum que nossa mesa seja “multiuso”, daí tem computador, cadernos, copos de água e xícaras de café que por ali ficaram pós expediente.


Uma flor, uma toalha de mesa bonita, uma música boa de ouvir é uma bela entrada para que a refeição seja um sucesso.


Beijos,
Carla

Carla Massuia

Carla Massuia, nutricionista especialista em nutrição materno infantil e gastronomia.

Deixe um comentário